Autor: Neil
Gaiman
Artistas:
Shawn McManus, Colleen Doran
***
Yo! How’s
it going?
Assim como o que aconteceu com “Gotham Central”, venho falar
de uma série de quadrinhos já concluída a partir do último volume de sua saga
ao qual tive acesso. Desta vez, porém, refiro-me ao quinto volume encadernado
da série “The Sandman”, escrita por Neil Gaiman.
Para aqueles que não a conhecem, “The Sandman” é um dos
maiores e mais reconhecidos trabalhos do meio artístico das histórias em
quadrinhos. Complexo e lúgubre, delirante e palpável, o surrealismo da
saga brinca com os sentidos e hipnotiza com suas ideias, muito mais profundas
do que eu ou a maioria das pessoas possa julgar. Afinal de contas, tudo se
passa em torno do Rei dos Sonhos: sim, Morpheus, um dos deuses mais antigos e
poderosos do mundo da ficção. A ele também cabe a alcunha de “Sandman”, termo
anglo-saxão designado ao deus dos sonhos graças ao objeto por ele utilizado para embalar nosso sono: um pequeno saco de areia.
Plano de fundo: “A Game of You” retoma uma personagem conhecida dos leitores de "The Sandman"; ela é Barbie, a mesma mulher infantil e inocente presente na segunda série da coleção, o arco “The Doll's House”. Aqui, no entanto, ela não conta com a presença de seu ex-namorado Ken (sim, é tudo proposital) e habita um edifício em Nova York repleto de figuras estranhas: Wanda, um transexual cujo nome original é Alvin; Hazel e Foxglove, um casal de lésbicas; e Thessaly, estranha mulher de passado misterioso e envolvimento contínuo com bruxaria.
A história tem início quando é anunciado que Cucko está atrás
de Barbie. Desconhecido fisicamente por todos, Cucko é uma criatura que habita
uma terra de sonhos criada há longas eras, e a qual Barbie, em sua infância,
povoara com seres de sua imaginação. Insatisfeito com o prospecto de permanecer
na mesma terra por toda a eternidade, Cucko usa George, outro morador do
edifício de Barbie, para levá-la ao mundo de sonhos novamente e então dominá-la
e estender sua presença ao nosso mundo. O que Cucko não prevê é que uma das
habitantes do prédio, Thessaly, busca a criatura implacavelmente, e consegue
fazer com que os moradores do prédio despertem antes de caírem no abismo dos
sonhos por ele provocados. Para Barbie, porém, já é tarde, e agora ela vaga em
seu mundo para encontrar Cucko e achar um meio de voltar para casa. Enquanto isso, no mundo real, cabe a Wanda zelar pelo corpo adormecido
de sua amiga em meio a uma Nova York assolada por mudanças climáticas e
tempestades violentas, fruto do tabu quebrado pelo ritual lunar de Thessaly para transportar a bruxa, Hazel e Foxglove para o mundo dos sonhos.
Papum: Há muito mais em cada volume de “The Sandman” do que
meu intelecto me possibilita analisar. O que posso dizer sobre “A Game of You”,
no entanto, é que apesar de o volume abordar uma história que flerta entre o mundo real e o da fantasia, talvez sejam dois mundos de fantasia que estejam descritos no final das contas. Afinal, conversar com os mortos ou fazer rituais
lunares femininos não é do feitio de um padrão chamado realidade.
As cenas em Nova York mostram ambientes sujos, repletos de
preconceito e um certo ar de irrelevância. Já no mundo dos sonhos, há mais
cores e vida, e a impressionante arte de Shawn McManus (responsável por 5 dos
seis capítulos do encadernado) consegue passar tal sentimento com muita
vivacidade. A presença diminuta de Morpheus, porém, talvez seja o ponto fraco
deste volume. A intrigante e misteriosa figura do deus dos sonhos tem aqui sua mais curta participação dentro de um arco de “The Sandman”,
limitando-se ao começo e fim da narrativa.
Nomes também ganham muita relevância aqui. Do sugestivo
Barbie/Barbara ao conflito Wanda/Alvin, o nome enquanto identidade ganha um olhar
diferenciado sob a óptica de Gaiman, sendo um reflexo de suas personagens, e
não o contrário. Referências a “Alice no País das Maravilhas” e “Mágico de Oz” também enriquecem a narrativa, que torna-se uma verdadeira
jornada dentro de um dos inúmeros mundos que todos nós mantemos inconscientemente.
O grande ponto da história, apesar de tudo, talvez esteja em seu
título. “A Game of You”, ao invés de “A Game of Me” ou “A Game of I”, ilustra a
necessidade ou até dependência das personagens (e por que não nossa?) de ajuda em suas jornadas. Na história,
Barbie depende de Wanda tanto quanto Wanda depende de Barbie, e essa co-dependência é justamente o fator capaz de mover o tear de tramas tanto da história quanto da vida.
Agora ‘Nuff said. Se você já leu “The Sandman” e gostaria de
dar sua opinião ou simplesmente criticar a minha, sinta-se a vontade para
deixar seu comentário!
***
In a
nutshell:
- The
Sandman Vol. 5 - A Game of You –
Thumbs Up: camadas de interpretação que fazem uma releitura
valer a pena; ótima arte que mescla uma distorção de traços reais com ambientes
e situações surreais; trama original que mantem-se fiel ao seu espírito até o
fim; preconceito e ignorância explícitos, mas tornados irrelevantes no grande
esquema das coisas; contraste de cores que valorizam seus devidos mundos; personagens
pouco relacionáveis, mas intrigantes e complexas;
Thumbs Down: talvez a ausência de Morpheus por boa parte do
arco;
Nenhum comentário:
Postar um comentário