domingo, 29 de julho de 2012

Valente

Direção: Marc Andrews e Brenda Chapman
Elenco: Kelly Macdonald, Julie Walters, Billy Connolly, Emma Thompson, Kevin McKidd, Craig Ferguson

***

Yo! How's it going?

Hora de cinema aqui no blog Streampunk. Por mais que quisesse estar mostrando a vocês um texto sobre "O Cavaleiro das Trevas Ressurge", forças maiores tornaram mais viável para mim assistir à nova animação da Disney/Pixar do que o último capítulo da grandiosa saga do homem-morcego nas telonas. Como fã de carteirinha das produções Pixar, não posso reclamar disso. No entanto, deixo registrado aqui que assim que puder ver Batman, farei um post dedicado ao filme aqui no blog.

Plano de fundo: Merida (Kelly Macdonald) não é uma princesa comum. Desde sua infância, a rebelde ruiva de sardas no rosto tem preferido a companhia de seu arco e flecha, presentes de aniversário de seu pai, Fergus (Billy Connolly), à lições rigorosas de etiqueta dadas por sua mãe, a rainha Elinor (Emma Thompson). É claro que isso não agrada em nada a rainha, que tenta dar a sua filha tudo que ela mesma sempre quis e, mesmo assim, é rejeitada consecutivamente.

As coisas pioram para Merida quando três clãs aliados ao seu aparecem em seu reino, fruto de um convite de sua mãe para determinar o futuro marido de Merida. Não é preciso dizer que a princesa detesta a ideia, e em meio a uma forte discussão com sua mãe, foge para a floresta que rodeia o reino. Lá, a jovem é guiada por espíritos de luz que a levam até a presença de uma velha estranha que, oferecida um item valioso, torna possível à Merida mudar sua mãe e assim tomar conta de seu destino. O plano, porém, não dá nada certo, e agora cabe a Merida e Elinor procurar uma maneira de reverter o vil feitiço antes que ele se torne permanente.

Papum: "Valente" está longe de ser um dos trabalhos mais originais da junção Disney/Pixar, mas nem por isso merece ser desconsiderado.

O primeiro ponto da animação que merece ser exaltado é o cuidado meticuloso do estúdio em adequar perfeitamente suas personagens ao cenário onde estão inseridas. Se é na Escócia que nos encontramos, nada melhor do que escalar Kelly Macdonald e Billy Connolly, dois atores legitimamente escoceses, para fazerem os papéis principais da obra e dar o devido sotaque e ritmo de fala a suas personagens. À rainha coube Emma Thompson, grande atriz inglesa cujo talento também consegue trazer a essência escocesa ao papel. Além disso, a trilha sonora de Patrick Doyle conta com deliciosas músicas que remetem às culturas gaulesas e celtas para ambientar o filme, que ainda faz uso desde vestimentas tradicionais como as kilts (saias masculinas) a elementos típicos da culinária escocesa, como o prato Haggis, feito com fígado, coração e pulmão de ovelha.

Em termos gráficos e técnicos, pouco pode ser dito de "Valente". Reescrevendo completamente seu sistema de animação após 25 anos, a Pixar consegue elevar consideravelmente o patamar das animações em seu novo filme. Dos cenários bucólicos das Terras Altas escocesas ao rebelde e perfeitamente texturizado cabelo de Merida (que serve até de metáfora para contrastar sua personalidade desordenada com a impecável figura de sua mãe), "Valente" é um banquete visual e sonoro que representa o que há de melhor no mercado. As expressões faciais e trejeitos singulares de Merida são incrivelmente reais, o que deveria contar muito para imortalizá-la no hall das princesas Disney por anos a vir. Mas sabemos que não é assim, já que não é do feitio do público norte-americano abraçar personagens tão genuinamente estrangeiras e tampouco investir nelas com muito afinco. Ponto para a coragem da Pixar em relação a isso, que já teve em um robô mudo e um velho ranzinza dois de seus protagonistas.

Se o roteiro tem seus clichés (como o pai machão estar sempre do lado da filha ou a presença de um feitiço que dá errado) e a problemática mãe-filha não é exatamente nova no mundo do cinema, imagino que a tentação de inserir um novo príncipe à história deva ter sido grande. A Pixar é propriedade Disney agora, então nada melhor do que aumentar seu potencial mercadológico, não é? Pois digo que não, e ressalto a coragem do estúdio ao não fazer isso. "Valente" é uma história feminina de conquista, amadurecimento e principalmente família, e a presença de um príncipe quebraria totalmente o crescimento de sua protagonista, que não pertence ao paradigma de princesas indefesas que cantam com passarinhos. A Pixar não cede à pressão popular e não sabota o próprio filme, o que deve sim ser visto com bons olhos. Talvez o título do filme não sirva só para descrever Merida, mas sim o estúdio em si, que faz mais uma aposta incomum dentro de um contexto que não é exatamente original.

Por fim, não posso deixar de falar do curta "La Luna", que precede "Valente". Mais uma vez a Pixar faz um trabalho docemente artístico que emociona e toca com sua beleza e simplicidade na busca de seu protagonista em encontrar sua própria identidade (referência óbvia ao filme que o curta precede).

'Nuff said. Deixem seus comentários e até a próxima!

***

In a nutshell:

- Valente -
Thumbs Up: perfeita ambientalização da história; progresso gráfico visível e marcante; piadas adultas e referências à cultura escocesa que servem a todos os públicos; protagonista bem definida; cenários lindos e incrivelmente reais; quebra do paradigma de princesas indefesas;
Thumbs Down: conflito central sem muita originalidade; cenas com cortes rápidos típicas de animações mais atuais, vomitando imagens, caretas e gritaria para prender o cada vez mais impaciente público mais novo;  
   

9 comentários:

  1. cara, colocar MANU GAVASSI pra cantar as músicas (que, também, pelamor) é tão ruim quanto botar Luciano Huck pra dublar Enrolados. Valente não chega perto do que a Pixar consegue fazer, mas não é ruim! P****! Não precisava apelar assim, coloca alguém que sabe cantar.

    Valente pra mim é um filme bom da Disney, e um filme medíocre da Pixar.

    Mas de fato ele é tecnicamente impecável.

    E aqui é a May! Não sei como faz pra me identificar por aqui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nem levei em consideração a Manu Gavassi, Ma (e concordo com você completamente nesse quesito!). Limitei-me à versão em inglês mesmo, mas também acho que Valente não é o que esperamos da Pixar (assim como Carros 2 não foi).
      A propósito, acho que pra se identificar você precisa colocar seu email! Só não sei se você precisa ter conta no Google.

      Excluir
    2. eu botei e não foi! vamos ver no meu comentário do post do homem-aranha...

      Excluir
  2. Confesso que não tinha me interessado pelo filme quando vi o trailer! Mas agora quero assistir pra ver se consigo notar tudo isso que você falou!! Tô adorando o blog, Fe!! Thumbs up pra você! Rs! Beijão! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai gostar, Fe. Assista e me diga o que achou. Valeu pelos elogios! Vou tentar não deixar a bola do blog cair desta vez!

      Excluir
  3. ah, só mais uma coisa!

    SPOILER

    no meio do filme, naquela cena das duas pegando peixes enquanto tocava uma musiquinha, eu achei que tava vendo Irmão Urso.

    eu acho que pulei o primeiro parágrafo, não tinha visto que você não conseguiu ver Batman. to doida pra comentaaaar!

    ResponderExcluir
  4. Eu li Sobre Valente...Eu achei legal..pois eu achei deferente... comparado ao outros dessenhos que sempre tem principe...nessa historia eu achei legal pois tem a ve com relação de mae e filha...porem ahcei seus comentarios muito bom^^..é Parabens pelo blog..Bruna tiemi

    ResponderExcluir
  5. "FORÇAS MAIORES tornaram mais viável para mim assistir à nova animação da Disney/Pixar do que o último capítulo da grandiosa saga do homem-morcego nas telonas"
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Okay teacher, I know what are these "forces"... and your reviews are amazing! I've just read the Batman one and I got more interested in watching that film!
    As you always say to me: Keep on like that!

    ResponderExcluir