sexta-feira, 24 de agosto de 2012

The Sandman Vol. 6 - Fables & Reflections

Autor: Neil Gaiman
Artistas: Kent Williams, Shawn McManus, Stan Woch, Duncan Eagleson, Bryan Talbot, John Watkiss, Jill Thompson

***

Yo! How's it going?

Hora de falar novamente aqui no blog sobre a série "The Sandman", escrita pelo autor inglês Neil Gaiman na década de 90. O encadernado da vez é o sexto na ordem de publicação da série, intitulado "Fables & Reflections" (Fábulas e Reflexões). Let's get going, then.

Plano de fundo: Orfeu. César Augusto. Maximilien Robespierre. Caim e Abel. As esposas de Adão. Essas são apenas algumas das histórias narradas em "Fables & Reflections".

Todas acompanhadas pelo deus dos sonhos Morpheus (ou Morfeus, em português), figuras históricas e religiosas importantes têm aqui parte de sua trajetória contada com precisão factual em uma coleção de contos que mistura fantasia e realidade de um modo surpreendentemente inteligível, marca registrada de Neil Gaiman durante todo seu trabalho com "The Sandman". Cabe ao leitor, então, embarcar em cada uma das jornadas por ele descritas e se deixar mergulhar nos doces e inúmeros mundos que formam não uma terra fantasiosa, mas o próprio lugar onde vivemos.

Papum: Se no último volume de "The Sandman" Neil Gaiman apresentava um único enredo linear e contínuo, "Fables & Reflections" volta a compilar contos curtos que não precisam ter uma conexão estabelecida. E como isso é bom.

Misturando figuras históricas com uma abordagem surreal e fantasiosa dentro de seus conflitos (sem alterar em nada o resultado factual atingido por tais personas), Gaiman faz um trabalho brilhante de pesquisa e criatividade ao levar ao leitor personagens reais de importância ou reputação marcantes em suas culturas durante o curso da história. Em seu elenco estão nomes como Orfeu (o homem que desceu ao submundo atrás de sua mulher Eurídice), Joshua Norton (o velho matusquela auto-proclamado imperador dos Estados Unidos) e até mesmo o califa Haroun Al Raschid, figura importante nos tempos áureos da cultura islâmica presente até mesmo em inúmeros contos das "1001 Noites".

Cada história, renderizada por um artista diferente, traz elementos próprios que mesclam poesia, relatos históricos e planos únicos. Tanto em "Three Septembers and a January" quanto em "Thermidor", por exemplo, cenários de época e as cores branca e cinza predominam nos quadros de narração e dão o senso temporal que tais contos necessitam. É interessantíssimo vermos como Gaiman inclusive insere figuras famosas como Mark Twain no primeiro conto em questão, ao mesmo tempo que narra a curiosa história de Joshua Norton e seu império fictício. Em "Thermidor", viajamos no tempo e conhecemos Maximiliem Robespierre, um dos homens mais importantes na sangrenta revolução francesa do final do século XVIII que teve seu idealismo mesclado com um senso ditatorial profundo e marcante onde terror e virtude caminhavam lado a lado. Gaiman usa fantasia para mover as cordas por trás do movimento que derruba Robespierre, mas é inteligente o bastante para não alterar a história e o popular decapitamento do francês.

Em contrapartida, em contos como "Ramadan" ou "The Parliament of Rooks", cores vivas e pulsantes dão o toque certo de fantasia pelo qual tais histórias clamam, e a variação de recursos narrativos de Gaiman impressiona: do uso de um inglês mais arcaico em diálogos antigos a narrações que devem ter um tom surreal ao se mesclarem com os eventos de Baghdad, culminando em belíssimos planos da cidade que misturam cenários, mitos e divindades da cultura islâmica em uma história que realmente comove.

O ponto mais alto de "Fables & Reflections", no entanto, talvez esteja na história mais conhecida entre os amantes de mitologia. Aqui, Orfeu é filho do deus dos sonhos, fato que serve apenas como aperitivo para que o leitor possa acompanhar de perto a tragédia que recai sobre o grego quando o mesmo vai até Hades pedir que o deus lhe devolva sua esposa Eurídice. Gaiman planeja quadros e ângulos incríveis que mostram a insignificância humana perante os deuses, e aumenta o suspense na hora exata envolvendo Orfeu em trevas antes de o homem chegar à superfície, fazendo-o olhar para trás e perder sua amada no momento mais agudo do enredo, desta vez para todo o sempre. Gaiman é muito astuto em abordar a correlação nominal entre Orfeu e Morpheus, mas também mostra inteligência ao fazer do deus dos sonhos um mero espectador aqui. Não é a pretensão do autor e nem de sua personagem alterar a história, mas sim narrá-la sob outro olhar, o que prova ser uma leitura frutífera e muito rica.

Há outros ótimos contos em "Fables & Reflections", mas acredito que os mencionados devam saltar aos olhos e à mente prontamente. Having said that, 'nuff said. Até a próxima!

***

In a nutshell:

- The Sandman Vol. 6 - Fables & Reflections -
Thumbs Up: história e fantasia lado a lado em contos fortes e até líricos; uso apropriado de cores de acordo com a necessidade de cada conto; artistas diferentes na formação de uma verdadeira antologia de contos não só fantásticos como reais; variação de recursos narrativos de Gaiman, alternando até mesmo entre personagens genuinamente britânicas e americanas;
Thumbs Down: -----

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário