quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Fables Vol. 7 - Arabian Nights (And Days)

Autor: Bill Willingham
Artistas: Mark Buckingham, Jim Fern
  
***
Yo! How's it going?

Em minha postagem de hoje, volto a falar sobre a série "Fables" (publicada como "Fábulas" aqui no Brasil), trabalho que reúne diversas personagens do mundo da literatura e dos contos-de-fadas e as insere em um contexto único construído em nosso mundo. Quem tiver interesse em saber mais sobre "Fables" pode acessar o texto que escrevi em agosto abordando o projeto pela primeira vez ao falar sobre o sexto arco da franquia, "Homelands".

Plano de fundo: Com a descoberta da verdadeira identidade do Adversário, os residentes de Fabletown começam a se preparar para um confronto que é tão iminente quanto inevitável contra seu vil inimigo. Nesse mesmo cenário se encontram as fábulas orientais, que agora vão a Fabletown buscar auxílio e amparo em uma possível aliança contra seus opressores.

Liderados pelo desbravador dos mares Sinbad, os orientais tentam formar um acordo com os moradores de Fabletown que seja benéfico para ambos os lados, mas uma traição em seu grupo pode colocar em risco tanto o tratado como toda Fabletown; afinal de contas, em matéria de magia, nenhuma criatura possui o índice de poder dos temíveis D'Jinns, e é justamente um deles que está prestes a ser liberado para conceder ao seu amo três terríveis desejos.

Papum: "Arabian Nights (And Days)" é mais uma adição muito bem-vinda ao ótimo desenrolar da série "Fables" e seu futuro tão promissor. Aqui, afinal de contas, finalmente vemos Bill Willingham dar ênfase a contos e histórias orientais que são tão famosos quanto os mais populares contos-de-fadas ocidentais, fato que havia passado despercebido até agora na franquia. Quem não conhece Sinbad, Aladdin, Ali Baba ou os poderosos Gênios, por exemplo? 

Amplamente baseado nas personagens e contos de "Mil e uma Noites", "Arabian Nights (And Days)" é também honesto e humano o suficiente para abordar um choque cultural que funciona muito bem para mover seu conflito: são duas realidades e comunidades de fábulas muito diferentes que devem se entender, e assim como o que ocorre entre ocidentais e orientais de carne e osso, há atrito e potencial o suficiente na trama para tornar os diálogos vividos pelas fábulas não só interessantes como estranhamente verossímeis. Brilha então o talento de Willingham e sua sensibilidade em abordar diferentes pronomes de tratamento, figuras de linguagem e referências culturais que fazem o bando de Sinbad remeter à sua cultura e crenças próprias, imensamente diferentes daquelas das já americanizadas fábulas ocidentais. Soma-se a isso a boa ideia de Willingham de criar bloqueios comunicativos entre suas personagens, abrindo caminho para um problema que podia muito bem ser real: afinal, é justamente na falta de uma boa comunicação  entre os povos que se inicia boa parte dos conflitos. O gabinete de Fabletown não sabe nenhuma língua árabe, assim como as fábulas árabes também não falam inglês, o que se torna algo imensamente justo e balanceador, assim como narrativamente potencial.

Falar da arte de Mark Buckingham também é chover no molhado a esta altura da série, mas seus belos quadros e símbolos para cada foco de personagens é sempre uma bela pedida, ainda que aqui não haja a criatividade mostrada pelo artista no arco de Boy Blue em "Homelands". Isso não desvaloriza em nada seu trabalho, é claro, que continua sólido e constante. O que surpreende, no entanto, também é o talento do artista convidado para o enredo "The Ballad of Rodney and June", uma espécie de bônus ao arco "Arabian Nights (And Days)". Desenhado por Jim Fern, o conto narra a história de amor entre duas marionetes criadas pelo exército do Adversário que acabam por se apaixonar. O traço de Fern tem grande sensibilidade e precisão ao transitar entre personagens reais e outras de madeira, e a escolha de tons claros e nenhum sombreamento certamente auxilia no objetivo central da trama. O resultado é satisfatório e agregador, e ainda dá margem a uma continuação e integração das personagens ao mainstream da série, que suspeito há de acontecer cedo ou tarde.

Enfim, "Arabian Nights (And Days)" é um arco tão interessante quanto curto e divertido, continuando uma saga que certamente vale a pena ser lida. A editora Panini já realiza sua publicação há algum tempo, então os interessados podem sim ter acesso à série de modo fácil, sem precisar importá-la como o tonto que vos escreve acaba por fazer. Aos interessados, o site da livraria comix é uma boa pedida para acompanhar a série (lembrando, é claro, que ela começa com o arco "Legends in Exile", ou "Lendas no Exílio").

'Nuff said, now. Deixem seus comentários e até a próxima!


***

In a nutshell:

- Fables Vol. 7 - Arabian Nights (And Days) -
Thumbs Up: variação cultural e linguística na seleção e abordagem das fábulas presentes no arco; traço constante e cores apropriadas; escolha de elenco pensada e pontas soltas com bastante potencial;
Thumbs Down: arco relativamente pequeno, tornando o custo do encadernado um tanto salgado;

Nenhum comentário:

Postar um comentário