sábado, 15 de setembro de 2012

The Underwater Welder

Autor e artista: Jeff Lemire

***

Yo! How's it going?

Hora de uma Graphic Novel um pouco mais alternativa aqui em Streampunk. O trabalho sob os spotlights é desta vez o incrível "The Underwater Welder", escrito e desenhado pelo autor canadense Jeff Lemire.

Plano de fundo: É chegado o Dia das Bruxas, o tempo do ano mais difícil para Jack Joseph. Afinal de contas, esse é o período no qual seu pai faleceu ao se afogar alcoolizado há muitos anos, deixando profundas cicatrizes em Jack que ainda custam a sarar. Como se isso não bastasse, a data também marca o nono mês de gravidez de Susan, esposa de Jack, o que implica que logo em breve o próprio rapaz deverá assumir o manto da paternidade e a responsabilidade que isso requer.

Buscando refúgio de seus medos e anseios em seu incomum trabalho de soldador submarino, Jack não sabe que o que o aguarda debaixo d'água são justamente todos os fantasmas que tem suprimido há tanto tempo, fazendo-o ingressar numa profunda e tocante viagem pessoal que o fará ter de escolher entre permanecer no fundo do mar ou nadar de volta à superfície e encarar sua vida.

Papum: Profundo e tocante, "The Underwater Welder" é uma bela joia dos quadrinhos modernos que, se não possui o mesmo apelo ou divulgação das inúmeras histórias de super-heróis que dominam a praça sem muito acrescentar, tem potencial narrativo e dramaticidade o suficiente para comover seu leitor a ponto de garantir um espaço mais do que reservado na prateleira de qualquer um que preze histórias em quadrinhos como uma arte.


Construído a partir de um traço trêmulo e disforme e banhado somente por diferentes tons de cinza coloridos manualmente, "The Underwater Welder" traz um senso de personalidade muito forte consigo, e mesmo não sendo uma obra visualmente bonita para muitos, carrega conflitos intensos e pesados que certamente não teriam o mesmo valor sob um traço detalhista ou precisamente proporcional. Não estamos diante de ícones heroicos ou símbolos de um pseudo-patriotismo, mas sim de um homem como qualquer um de nós e os fantasmas de seu passado que insistem em atrapalhar seu futuro; não há nada melhor do que cenários simples e muitas linhas faciais para convir aquilo que ele quer transmitir. Afinal, a jornada de Jack, narrada por quadros pequenos no mundo real e grandes enquanto submerso, é uma jornada de dor e crescimento que se baseia nos difíceis sentimentos de aceitação e desapego, passando diretamente por uma profunda sensação desnorteante de medo que serve de obstáculo para a personagem seguir em frente. É a resolução de tal problema que tem de ser abordada, necessitando uma viagem catártica que é realizada magistralmente por meio da estratégia condutora de Jeff Lemire ao dar a Jack sua tão incomum profissão, perfeita para o isolamento total da personagem perante o mundo e para o aprofundamento na relação entre ele e seu pai, que era uma espécie de caçador de tesouros submersos e, portanto, também trabalhava na água.

Igualmente relevante a todos os elementos citados também se encontram os monólogos de Jack dentro e fora d'água, montando uma personagem assustadoramente real. É claro que é há um intenso e tocante ar masculino e paterno na obra, tornando-a particularmente interessante sob o ponto de vista da relação entre pai e filho, mas as dificuldades abordadas, vindas na forma de alcoolismo e memórias de infância, são capazes de tocar qualquer um, assim como o desenrolar crescente do enredo que termina em uma nota nada overdramatic, mas simplesmente eficaz e precisa, o que duvido que aconteceria se "The Underwater Welder" viesse a ser adaptado para as telonas, como de fato até merece. Por esses e mais motivos, a leitura e releitura da obra compõem uma experiência fascinante que vale a pena. Só é preciso que editoras brasileiras se interessem por algo tão emocionante e rico ao invés de encadernados caríssimos de obras já publicadas três ou quatro vezes aqui em nosso território.

'Nuff said, now. Não deixe de conferir "The Underwater Welder" caso a obra seja lançada por aqui!


***

In a nutshell:

- The Underwater Welder -
Thumbs Up: catarse profundamente interessante e comovente; traço e coloração precisos para o tom da obra; enredo com a carga exata de drama e otimismo que realmente emociona; resolução mais do que apropriada que resume perfeitamente uma jornada de amadurecimento;
Thumbs Down: -----

Nenhum comentário:

Postar um comentário