domingo, 26 de agosto de 2012

Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado

Direção: Terry Gilliam e Terry Jones
Elenco: Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones, Michael Palin

***

Yo! How's it going?

Levei um pouco de tempo, mas aqui estou novamente para falar sobre mais uma produção do grupo inglês de comédia Monty Python. A bola da vez é o filme "Em Busca do Cálice Sagrado", segundo longa da trupe e filme que satiriza uma das lendas mais importantes na história da Inglaterra, o mito arthuriano.

Plano de fundo: Guiado pela voz de Deus, o Rei Arthur Pendragon (Graham Chapman), líder dos bretões e governante de Camelot, parte em busca do Cálice Sagrado: o Santo Graal, o copo que contem o sangue de Jesus. Em sua jornada, tanto o rei quanto seus leais cavaleiros Sir Lancelot (John Cleese), Sir Robin (Eric Idle), Sir Bedevere (Terry Jones) e Sir Galahad (Michael Palin) devem passar por terríveis testes se quiserem atender ao comando divino com sucesso.

Papum: Confesso que essa é a primeira vez que tenho tão pouco a escrever sobre um tema aqui no blog. Não que "Em Busca do Cálice Sagrado" seja ruim, vejam bem: é apenas difícil escrever bastante sobre filmes cômicos, em especial os mais pastelões.

"Em Busca do Cálice Sagrado", apesar de ser uma paródia das ricas lendas arthurianas, não vai muito a fundo em sua mitologia. Excluindo desde figuras como Merlin e Guinevere a Morgana e Mordred, a película atém-se em retratar apenas a viagem do Rei Arthur e aspectos superficiais da jornada inteira, satirizando no caminho tanto os maneirismos quanto a linguagem utilizada pelos ingleses no ano retratado, 932 d.C. Sendo assim, o que imperam são misturas entre piadas verbais e cenas clássicas de pastelão onde vacas voadoras, sequências em animação e desmembrações são altamente comuns.

O que é sempre interessante de observar nos trabalhos de Monty Python, porém, é como os atores e produção encaram seus projetos. Em instante algum somos levados a pensar que o que estamos vendo é uma coisa séria: seja nos créditos ou na sequência em preto e branco que tenta ludibriar o espectador e fazê-lo pensar que talvez esteja assistindo ao filme errado. Sendo assim, a performance do elenco inteiro é mais uma vez hilária, mas não apropriada àqueles que o humor inglês não consegue atingir. Há tolice e dezenas de piadas bobas, mas esse é exatamente o espírito do filme.

Questionamentos políticos e religiosos não estão muito presentes em "Em Busca do Cálice Sagrado", ao contrário de "A Vida de Brian". Com exceção de um sketch divertidíssimo no começo do filme onde um plebeu questiona como Arthur fora apontado à rei (exaltando a necessidade de uma figura pública ser selecionada justamente pelo povo), assim como a rixa entre bretões e franceses ou a paródia inusitada ao Cavalo de Tróia, não há nada de realmente relevante aqui. Os cenários bucólicos escoceses e frases de efeito, no entanto, acabam por suprir parte dessa ausência, tornando a película uma divertida saga nonsense ao extremo.

Agora 'nuff said. Até a próxima!

***

- Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado -
Thumbs Up: ótima caracterização de cenários e personagens; audácia em quebrar elementos sólidos da lenda arthuriana e concluí-la de modo inesperado;
Thumbs Down: falta de aprofundamento no mito, cujo rico legado contém ainda mais material humorístico; toque pastelão certamente não agrada a todos;

Um comentário: