terça-feira, 9 de outubro de 2012

Fables Vol. 8 - Wolves

Autor: Bill Willingham 
Artistas: Mark Buckingham e Shawn McManus

***

Yo! How's it going?

Como de costume todo mês em Streampunk, minha postagem de hoje é sobre mais um arco da série "Fables". Desta vez, trago a vocês o encadernado "Wolves", oitavo na ordem cronológica da franquia. Aos interessados em saber mais sobre essa divertida história que mescla personagens literários altamente consagrados, basta acessarem meus textos sobre "Homelands" e "Arabian Nights (And Days)" para saberem um pouco mais sobre a coleção.

Papum: Mowgli, o menino lobo, continua sua busca incansável por Bigby Wolf (mais conhecido por nós como o Lobo Mau). Afinal de contas, toda a comunidade de Fabletown precisa de seu velho xerife durão para se preparar para a batalha que está por vir, e sua presença é indispensável para o plano de intimidação que o Príncipe Encantado preparou contra o Adversário.

Enviado ao Reino das Nuvens através de um dos mágicos pés-de-feijão, Bigby terá que descer em território inimigo e confrontar o Adversário cara-a-cara se pretende voltar a ver sua amada Branca de Neve, um encontro que não ocorre desde antes do nascimento dos filhotes dos dois. O caminho para fazer isso acontecer, no entanto, é repleto de perigos que testarão as habilidades de Bigby ao extremo, assim como seu maior medo. Sim, o grande Lobo Mau tem pavor de alturas.

Plano de fundo: "Wolves" é talvez o arco mais burocrático da série de Willingham e Buckingham visto até agora. Isso não quer dizer que seu enredo é ruim, mas sim pouco inspirado e altamente previsível, baseado ainda em um senso de fan service que não acrescenta muita dramaticidade ao grande tear de acontecimentos da franquia.

Conduzindo sua trama a partir de uma escrita leve e simples (com exceção talvez dos bons diálogos entre Mowgli e outros lobos), Willingham traz ao seu enredo o divertido Reino das Nuves e o famoso Pé-de-feijão dos contos-de-fada para usá-los como motivadores e condutores do retorno de Bigby ao mainstream da série. Isso é benéfico pelo carisma da personagem, é claro, mas sua volta acontece de modo facilmente aceitável, e mesmo sua interessante missão nas Homelands (Terras Natais) não passa a sensação de perigo iminente algum, ao contrário da empreitada de Boy Blue no arco "Homelands". Partindo desse ponto, o curto enredo ainda é encerrado em uma nota "felizes para sempre" digna de contos-de-fada, é claro, mas talvez precipitada. Entendo que o encontro entre Bigby e Branca de Neve era um dos momentos mais aguardados para os leitores de "Fables", mas a facilidade da resolução dos conflitos não dá o verdadeiro sentimento de triunfo que muitos esperavam visualizar.

Ainda em uma nota artística, Buckingham também é burocrático em seu trabalho em "Wolves", e não há sequer os belos painéis narrativos de outrora. Talvez isso seja consequência de prazos ruins, mas a pouca inspiração do artista pesa perante os ótimos quadros e sequências desenhados por ele anteriormente. A arte-final simplória de Steve Leiahola também contribui para o momento oscilante da franquia, mas é de Willingham e Buckingham que a franquia realmente depende, e o arco "Wolves" não traz de volta a qualidade vista em trabalhos anteriores.

Por fim, resta o one-shot de Cinderella no Reino das Nuves desenhado pelo veterano de "The Sandman" Shawn McManus, cujo traço é mais limpo aqui do que na macabra e profunda série de Neil Gaiman. Sua entrada é positiva e seu traço merece respeito, mas ao final de sua história, também não conseguimos entender direito qual é a intenção do pequeno arco perante a série inteira, o que pode ser detalhado nos volumes por vir. O que resta por enquanto, então, é a sensação de que "Wolves" poderia ter sido mais, e não apenas um medidor para enredos que estão por vir.

Agora 'nuff said. Continuem a acompanhar o blog e até a próxima!

***

In a nutshell:

- Fables Vol. 8 - Wolves -
Thumbs Up: retorno de Bigby Wolf à série; boas sequências com Mowgli ganhando destaque; interessante espiada nas alianças que Fabletown começa a forjar;
Thumbs Down: burocracia do arco; fan service exagerado; pontas soltas que não são exatamente novidades; falta de aprofundamento em algumas novas personagens (em especial Sarah, namorada de Bigby);

Nenhum comentário:

Postar um comentário