quinta-feira, 4 de outubro de 2012

The Rocketeer

Autor e artista: Dave Stevens

***

Yo! How's it going?

Mais quadrinhos no blog Streampunk na postagem de hoje! Afinal, tenho em mãos o encadernado com as aventuras completas do ótimo "The Rocketeer", curtíssima série dos anos 80 escrita e desenhada pelo talentosíssimo Dave Stevens, notório por seu trabalho em tiras de "Tarzan" e desenvolvimento de storyboards tanto para longas como "Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida" como para clipes musicais como "Thriller". Stevens faleceu em 2008 vítima de leucemia, 17 anos depois de ver "The Rocketeer" ganhar uma versão em filme nas mãos do diretor Joe Johnston. Como a Disney se prepara para realizar um remake do longa muito em breve, acho extremamente pertinente trazer a vocês um pouco sobre essa ótima história recheada de ação, suspense e um certo clima noir de amplo charme e apelo.

Plano de fundo: Cliff Secord é um piloto de corrida e circo aéreos no lugar errado e na hora errada (ou talvez no lugar certo e na hora certa): é no hangar onde trabalha e dentro de seu avião que um grupo misterioso de criminosos esconde o protótipo roubado de um rocket pack antes de ser capturado pela polícia.

Ao perceber o que tem em mãos, Cliff tem a brilhante ideia de incrementar seu número circense com o uso da tecnologia recém-encontrada, visando assim ganhar dinheiro suficiente para que sua namorada Betty dê um basta em sua vida em Hollywood e contente-se apenas com ele. O que Cliff não sabe, no entanto, é que vestir o foguete pela primeira vez o deixará cara-a-cara tanto com os mais perigosos criminosos da Califórnia como quanto grupos nazistas atrás de sua tecnologia, e suas aventuras podem distanciá-lo de sua amada muito mais do que uni-los. Afinal, ele já tem uma identidade secreta criada pela mídia desde sua primeira aparição: Cliff Secord é o Rocketeer.

Papum: É realmente impressionante como histórias tão curtas e simples podem ser tão magistralmente relevantes e cativantes. "The Rocketeer", ambientado em 1938 e escrito com muita habilidade linguística e artística por Dave Stevens, é sem dúvida uma obra notável por sua capacidade de emoção e diversão, ainda que se caracterize por um estilo de quadrinhos diferente do ritmo atual.

Logo na construção de suas personagens, Stevens faz questão de quebrar estereótipos heroicos ao construir seu protagonista e sua dame de modo diferente: Cliff Secord é egoísta, mesquinho e cabeça-dura. Betty, seu par romântico, é de fato geniosa e um tanto quanto interesseira, ajudando na construção da problemática entre os dois e posicionando-os longe da relação que outros heróis têm com suas respectivas amadas. Sendo assim, não é altruísmo que faz Secord virar o Rocketeer, e sim seu enorme interesse em ganhar dinheiro rápido para tornar Betty somente sua. Assim sendo, Rocketeer não caracteriza-se como um herói do povo; ao contrário disso, Secord só veste sua roupa e capacete quando é sua própria pele que está em perigo, seja direta ou indiretamente. No final do dia, então, ao invés de resoluções, o que temos são mais problemas gerados pelo enorme senso de orgulho da personagem, que reluta em abrir mão de sua teimosia.


Pois bem, levando tudo isso em consideração, Stevens também joga alto em "The Rocketeer" ao construir uma obra visualmente impecável. Seu lápis é claro e preciso, suas expressões faciais simplesmente deslumbrantes. Famoso por contornos femininos, Stevens também constrói aqui talvez seu maior ícone sexual em quadrinhos na forma de Betty, verdadeiramente impressionante em toda a sua sensualidade. A coloração recente de Laura Martin também é rica e enche de vivacidade o trabalho de Stevens, mas é no alto número de quadros sequenciais e clima de suspense que a obra deslancha. O uso de figuras de linguagem e trejeitos linguísticos da época de ambientação do enredo também contribuem com a riqueza do projeto, o que certamente deve morrer com qualquer tradução que "The Rocketeer" possa ganhar. Mesmo assim, ainda há ingenuidade no enredo tão adulto da obra, e é divertido observar que mesmo um desenhista tão bom quanto Stevens não consegue abandonar o medo de que seus leitores não entendam algumas de suas sequências, levando-o a fazer suas personagens descreverem o que estão fazendo com certa frequência, técnica muito usada na Era de Ouro e começo da Era de Prata dos quadrinhos. No fundo, então, se considerarmos que a história de Secord se passa justamente no final da década de 30, talvez a estratégia tenha sido proposital, uma forma de homenagear a época em questão. Afinal, referências históricas também estão lá, e no maior estilo Indiana Jones, grupos nazistas marcam presença atrás de Secord e seu rocket pack, a incrível arma que pode muito bem mudar o destino da iminente Segunda Guerra Mundial.

Em uma nota final e mais contemporânea, qualquer fã de "Ultimate Spider-man" ficará surpreso com a similaridade física entre o Peter Parker de Mark Bagley e Cliff Secord de Dave Stevens. Os dois têm contornos faciais e construção parecidíssimos, o que pode muito bem significar que Bagley usou o trabalho de Stevens como base para seu design da personagem.

Agora 'nuff said. "The Rocketeer" é uma obra divertida e cativante, recomendadíssima para qualquer fã de quadrinhos por aí. Para finalizar, então, deixo vocês com o trailer do filme de 1991 baseado nela, estrelando Bill Campbell, Jennifer Connely e Timothy Dalton. Mesmo que não seja exatamente fiel ao enredo ou personalidade de sua fonte, o longa "The Rocketeer" é divertido e muito bem feito para sua época, então não deixem de conferi-lo!

LINK: http://www.youtube.com/watch?v=Gi0Et31E7s4


***

In a nutshell:

- The Rocketeer -
Thumbs Up: arte impecável de Dave Stevens; ambientação do enredo; maneirismos e sotaques bem trabalhados; personagens complexas e humanas; clima noir digno de grandes filmes gangsteres de época; inocência narrativa divertida e cativante;
Thumbs Down: -----

Nenhum comentário:

Postar um comentário