quarta-feira, 17 de outubro de 2012

The Houdini Box

Autor: Brian Selznick
Ano de publicação: 1991


***

Yo! How's it going?
 
Hoje trago a vocês um pouco sobre o incrível trabalho do autor de livros infantis Brian Selznick. Dono de uma escrita simples e cativante e traço realmente bonito com hachuras e muitas linhas, o autor norte-americano recentemente ganhou atenção da mídia quando teve uma de suas obras adaptada para as telonas, o ótimo "A Invenção de Hugo Cabret". O livro sobre o qual discorro hoje, no entanto, é o primeiro trabalho de Selznick, "The Houdini Box", que também ganhará uma adaptação ao cinema muito em breve.

Plano de fundo: Victor é um menino de dez anos que sonha em ser um escapista assim como seu maior ídolo, o grande Harry Houdini. Por mais que tente, no entanto, o garoto é simplesmente incapaz de reproduzir qualquer truque de sua grande aspiração, e acaba pagando caro por isso de vez em quando.

Não é de se espantar, então, que a infância de Victor muda subitamente quando ele encontra Houdini em pessoa em uma estação de trem, e o mago promete lhe enviar uma carta relatando todos os seus truques. Tem início aí a viagem de ansiedade e inocência de Victor até que ele descubra o que Houdini de fato pretendia, e a jornada do garoto deve ser levada com paciência para poder ser compreendida. Afinal, ela implica em crescer, e único remédio para tal problema é o próprio tempo.

Papum: Devo confessar que meu interesse em "The Houdini Box" surgiu a partir de uma súbita curiosidade em saber mais sobre Harry Houdini depois de ler alguns artigos sobre o escapista meses atrás. Isso não significa que a obra em questão é uma biografia, vejam bem. "The Houdini Box" é um livro curtíssimo de descrições e narrativas simples extremamente voltadas ao público infantil. Mesmo assim, diversas curiosidades estão presentes em suas páginas e desenhos, e o trabalho de Brian Selznick é tocante e emotivo, fazendo de sua leitura uma experiência que vale a pena.

Aproveitando-se do passado de sucesso da fantástica figura de Houdini, Selznick constrói uma história que tem em sua simplicidade toda a doçura capaz de prender seus leitores mirins com um senso descritivo pueril e poignant. Victor é uma personagem ingênua tal como qualquer  criança de sua idade, e sua relação repentina com seu ídolo é estabalecida como uma base motivacional muito forte para o desenrolar da trama. Na verdade, Houdini é uma figura apenas coadjuvante no enredo, e é sobre sua carta e legado que "The Houdini Box" realmente trabalha. Legado esse, aliás, que é inserido ao contexto desenhado de modo verossímil para impulsionar seu protagonista em uma viagem de amadurecimento que, ao contrário do esperado, acaba por atravessar diversos anos e por fim encontrar um Victor adulto que não é mais uma figura ingênua, mas sim paterna. Tal transição tem consequências fortes em sua maneira de enxergar o mundo, mas somente isso consegue proporcionar à personagem conhecimento o suficiente para entender o que está por trás da caixa que Houdini lhe deixara, resultando em um clímax terno e sólido para o livro.
 
Se a escrita de Selznick é consistente e entende o público ao qual se dirige, o mesmo pode ser dito de sua arte significativa. A opção por não utilizar cores em seu trabalho pode pesar para um envolvimento mais abrangente do público infantil, mas o traço de Selznick é tão real e concreto que mesmo suas proporções incomuns e cenários hachurados são capazes de conquistar não só crianças, mas adultos também. Apesar de ainda pouco experiente com trabalhos autorais na época em que escreveu "The Houdini Box", Selznick já mostrava inventismo e inteligência dignas de grandes autores de literatura infantil, podendo ser levemente comparado a Alan Milne (Winnie the Pooh) e Beatrix Potter (The Tale of Peter Rabbit), embora seus focos narrativos e propósitos sejam diferentes. Por essas razões, então, não é surpresa saber que "The Houdini Box" deve ganhar uma adaptação aos cinemas em pouco tempo, e o novo trabalho pode sim ser digno de mais uma indicação ao Oscar, principalmente se tivermos alguém do calibre de Martin Scorcese como cabeça do projeto.
 
Agora 'nuff said. Continuem a acompanhar o blog e até a próxima! 
 
***

In a nutshell:
 
- The Houdini Box -
Thumbs Up: traço e enredo envolventes de Selznick; sensibilidade perante seu público-alvo, sem menosprezá-lo em instante algum; curiosidades sobre Houdini inseridas de modo sutil e natural;
Thumbs Down: um pouco mais de material teria elevado ainda mais o nível do enredo; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário